domingo, 22 de novembro de 2009

GIRASSOL: FARINHA OU ÓLEO?


O principal produto do girassol é o óleo extraído dos aquênios. A qualidade do óleo para a alimentação humana está intimamente relacionada à composição em ácidos graxos e os efeitos desse óleo para a saúde humana vão depender não só de sua composição, mas também, da quantidade ingerida. Girassol produzido sob temperaturas mais amenas, ao redor de 20oC, contém elevado teor de ácido linoléico, o qual é um ácido graxo essencial ao organismo humano, isto é, ele necessita ser ingerido na dieta uma vez que o organismo não consegue sintetizá-lo. Os compostos derivados de ácidos graxos polinsaturados essenciais (ácidos linoléico e linolênico) são importantíssimos na prevenção de doenças cardiovasculares, o que vem reforçar a importância da ingestão de óleos com altos teores de ácidos graxos polinsaturados como é o caso do óleo de girassol. A dieta rica em ácidos graxos polinsaturados favorece o aumento das proteínas de alta densidade (HDL), a redução do colesterol plasmático e redução das proteínas de baixa densidade (LDL e VLDL), contribuindo para a prevenção da aterosclerose e dos acidentes cardiovasculares. O óleo bruto de girassol, extraído a frio, vem sendo usado no tratamento da esclerose múltipla.
Além do óleo, as amêndoas de girassol também contêm elevado teor de proteína, com boa concentração de aminoácidos essenciais. Essa proteína pode ser utilizada como ingrediente alimentar na forma de farinha, isolado e concentrado protéico. A farinha contém 63% de proteína, o concentrado 75% e o isolado, 90%. Outros produtos protéicos, derivados do girassol, também podem ser utilizados como suplementos nutricionais; esse é o caso da proteína texturizada, que dá origem à “carne” de girassol à semelhança com a de soja, e o “leite” de girassol, de sabor bem mais agradável que o de soja.
Seguidores da dieta natural preconizam a ingestão diária de amêndoas de girassol como forma de prevenir a senilidade. A justificativa inclui o alto teor de fósforo dos aquênios, o qual é o “alimento” do cérebro.
O farelo desengordurado de girassol é comparável a outros farelos oleaginosos, sendo fonte rica em cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina A. É composto por proteína de alta qualidade, facilmente digerível (90%) e tem um elevado valor biológico (60%).
As farinhas desengorduradas, os concentrados e os isolados protéicos de girassol possuem um considerável potencial nutricional devido à ausência de fatores tóxicos e ser uma fonte rica em cálcio, fósforo e ácido nicotínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário